Entrevista à Blogger Ana Rita

Olá olá 😊
Como está a ser o vosso fim de semana?

Para quem não sabe eu juntei-me recentemente a blogger Beatriz Matos em alguns dos seus projetos. Desta colaboração surgiu a entrevista a blogger Ana Rita.

Estão curiosos? Então vamos lá.

Para quem não sabe a Ana Rita é blogger, escritora e youtuber, já esteve em programas de televisão e tem muita coisa para nos contar.


  • Conta-nos de onde surgiu este nome tão original?

(The Choice??) Surgiu através de um livro do Nicholas Sparks, e também por achar que temos sempre escolhas a fazer.


  • Como surgiu  gosto pela escrita?
Desde os tempos na escola primária que o meu avô me “obrigava” a fazer cópias e ditados de forma que nas aulas eu tivesse notas melhores. Comecei a gostar de escrever à mão, daí as minhas primeiras curtas histórias serem escritas à mão num daqueles cadernos de capa preta que já ninguém usa. Há quase 13 anos, quando ele faleceu, escrevi nesse caderno a sua história de vida. Escrevi várias histórias aleatórias durante um ano ou dois, depois deixei de escrever e quando voltei a escrever foi um esboço daquele que anos mais tarde seria o meu primeiro livro publicado.


  • Com que objetivo criaste o blog?

Criei em 2013, salvo erro, foi numa fase em que estava desempregada, tinha acabado a escola, não tinha nada para fazer e decidi dar asas à imaginação. Partilhar textos escritos por mim, desabafos ou mesmo review’s dos livros que eu lia e dos filmes que via. Acho que no fundo começou tudo por ser uma brincadeira e não esperava hoje ainda manter o blog.


  • Quais são os posts que te dão mais gosto escrever?

Sinceramente, não tenho temas preferidos. Mas claro que escrever sobre os livros que vou lendo ,ou até mesmo sobre locais que visito, tem um sabor diferente.


  • O que ambicionas daqui a 5 anos com o blog?

Sinceramente, não faço ideia. Espero ainda o manter daqui a 5 anos e se sim, espero nesse meio tempo ter crescido enquanto pessoa e enquanto blogger sem tornar as coisas cansativas e monótonas.


  • O que te levou a seguir arquitetura e design de interiores/exteriores?

Ainda não sabia escrever o meu nome já desenhava casas com árvores no jardim (risos). Depois, o facto de andar sempre atrás do meu pai enquanto ele construía a nossa casa e eu tapava os buracos nos tijolos ou “chapava” cimento na parede, também ajudou a ganhar gosto pela área.
No final do 9º ano quando me fizeram escolher uma área a seguir, dentro das opções que a escola oferecia, apenas Artes me dizia alguma coisa. Fui por aí. Detestei o curso, as aulas eram uma treta, uma desilusão. Felizmente, nesse mesmo ano informaram os alunos que ia abrir cursos profissionais no ano seguinte, um deles o de design de interiores e exteriores. Vários alunos da minha turma mudaram de curso no ano letivo seguinte e uma das pessoas fui eu própria.


  • O que te levou a escrever 2 livros?

A leitura sempre foi um escape para mim durante a minha adolescência até ao dia de hoje, e curiosamente, também a escrita é um escape. Sempre gostei de escrever histórias e interligá-las na minha cabeça e mais tarde no papel (ou no pc). Nunca me passou pela cabeça, de facto, escrevê-los mas surgiu do nada. Comecei a escrever e foi acontecendo, sem nenhum propósito em especial.


  • Onde foste buscar inspiração para os escreveres?

O primeiro, publicado em 2018 e intitulado de “Tudo o que Sempre Quis” é uma história de ficção, mas os locais onde se desenrola a história são reais e as personagens também elas ficção, têm na mesma traços de pessoas que passaram pela minha vida ao longo do tempo. Nem sei como me inspirei para o escrever, começou por ser só um passatempo, uma história curta mas dei por mim a desenrolá-la cada vez mais, a dar-lhe personagens, a dar-lhe vida.



O segundo, publicado em 2019 e intitulado de “Quando o Coração Não Perdoa” é uma história real, inspirada na minha mãe, no que ela (e eu) passámos e como lidámos com a perda do bebé que ela sofreu há 20 anos atrás. Fala também sobre como superamos isso todos os dias e, de certo modo, é uma forma de tentar reconfortar as pessoas que de alguma forma perderam filhos/irmãos e sofrem em silêncio, como nós sofremos. Porque há 20 anos atrás o aborto espontâneo era um assunto tabu, ainda hoje é um pouco desvalorizado, verdade seja dita. Mas para quem passa por isso, deixa cicatrizes que mais ninguém entenderá.




  • Quantos anos tinhas quando sofreste de bullying? Como o superaste?

Foi no ensino secundário. Acho que nunca superei, pelo menos não enquanto frequentei a escola. Só mais tarde já em adulta consegui superar essa fase da minha vida e colocar de parte. Os jovens conseguem ser bastante cruéis e estaria a mentir se dissesse que se visse alguma dessas pessoas na rua não me iria afetar. Podia não me afetar tanto como naquela altura, mas nunca iria conseguir simpatizar com essas mesmas pessoas.


  • Que tipo de livro gostas de ler?

De tudo um pouco mas sobretudo romances e policiais. Adoro um livro que me faça perder a noção do tempo enquanto leio e me faça querer ler sempre só mais um capítulo.

Para terminar, espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco da Ana Rita. E tu gostarias de entrar nestes projetos? Clica aqui para saberes como podes participar.

E vou deixar em baixo os links das redes sociais da Ana Rita para poderem acompanhar o trabalho dela.

Blog: https://the-choice-26.blogspot.com/

Instagram: https://www.instagram.com/aritacorreia.writer/https://www.instagram.com/aritacorreia.writer/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBBXTMgonQ1jQ2QQveiPZZw

Um beijinho e até ao próximo post 😊

10 Comentários

  1. Que entrevista fantástica!
    Uma excelente e feliz semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Gostei de conhecer um pouquinho da blogger!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Boa entrevista! É sempre bom estas iniciativas para dar a conhecer os seus trabalhos. Beijinho

    ResponderEliminar